Exeteres Hriddel I

junho 06, 2018


Por Daniel Seaxdēor

Hū gæþ hit mid ēow, gesīþas? Tōdæg is Wōdnesdæg!
(Como vão vocês, companheiros? Hoje é quarta-feira, dia de Wōden!).

Uma das coisas que eu curto bastante na cultura anglo-saxã que chegou até os dias de hoje são as charadas (inglês moderno riddles).

A partir dessa semana vou traduzir e publicar uma por semana pra gente nas quartas-feiras, e vamos tentar descobrir o que esses enigmas são!

Exeteres Hriddel I

[Original em inglês antigo, da parte chamada "Canções da Tempestade"]
Hwylc is hæleþa þæs horsc ond þæs hygecræftig
þæt þæt mæge asecgan, hwa mec on sið wræce,
þonne ic astige strong, stundum reþe,
þrymful þunie, þragum wræce
[5]
fere geond foldan, folcsalo bærne,
ræced reafige? Recas stigað,
haswe ofer hrofum. Hlin bið on eorþan,
wælcwealm wera, þonne ic wudu hrere,
bearwas bledhwate, beamas fylle,
[10]
holme gehrefed, heahum meahtum
wrecen on waþe, wide sended;
hæbbe me on hrycge þæt ær hadas wreah
foldbuendra, flæsc ond gæstas,
somod on sunde. Saga hwa mec þecce,
[15]
oþþe hu ic hatte, þe þa hlæst bere.


Enigma número 1 do Livro de Exeter:

[Tradução para o português]
"Qual de vocês heróis guerreiros (hæleþas) é tão perspicaz e tão mente (hyġe) aguçada, que pode falar em voz alta sobre quem me pode desviar de meu caminho?

Lembram quando eu montei fortemente, às vezes feroz, trovejando majestosamente, às vezes chicoteando à frente, acelerando meu movimento através da terra, queimando os salões do povo, saqueando as casas?

A fumaça cinzenta sobe para sobre os telhados. O tumulto está sobre a terra, e morte para os homens, quando eu provoco a floresta, a floresta que frutifica avidamente, vê seus troncos cair, coberta por água — tenho em meus ombros o que antes era dos habitantes da terra, carne e espírito (gæsta), unidos no mar.

Diga o que me cobre, ou como eu sou chamado(a), eu, que carrego esses fardos".

E aí, o que vocês acham que é?
Não vale roubar, vamos descobrir tentando!
A resposta vem no próximo post!
Até lá!

Fontes:

ANÔNIMO. Riddle 1, in Sacred Texts. <http://www.sacred-texts.com/neu/ascp/a03_2201.htm>
HOSTETTER, Aaron K. Exeter Book Riddles, in Anglo Saxon Narrative Poetry Project. <https://anglosaxonpoetry.camden.rutgers.edu/exeter-book-riddles/>
SAUCEDO, Hermes. Exeteres Hriddel I, in Wyrdes Wegas. <http://wyrdeswegas.com/2014/01/exeteres-hriddel-i/>

You Might Also Like

0 Comments

Curta no Facebook